Buscar
  • Editora Emeritus

Dia do Professor: obrigada, Antonieta de Barros!

Atualizado: 19 de out. de 2021


Hoje é celebrado o Dia do Professor no Brasil. A Editora Emeritus acredita no poder transformador da educação e agradece imensamente aos professores, profissionais dedicados que contribuem para o processo de ensino e aprendizagem de crianças, jovens e adultos.


Você sabe por que o Dia do Professor é no dia 15 de outubro?

A jornalista, professora e política brasileira Antonieta de Barros é uma figura importante para a nossa história. Contribuiu no parlamento, na imprensa e no magistério, além de ter sido uma ativa defensora da emancipação feminina, da educação de qualidade e da cultura negra.

Em sua segunda passagem pelo parlamento, criou a Lei Nº 145, de 12 de outubro de 1948, que instituiu o Dia do Professor e o feriado escolar em 15 de outubro. Apesar de ter âmbito estadual, essa foi primeira lei que a data foi associada ao Dia do Professor.

A data se tornou oficial como feriado escolar em âmbito nacional pelo Decreto Federal 52.682, de 14 de outubro de 1963. O Decreto definiu a razão do feriado: "Para comemorar condignamente o Dia do Professor, os estabelecimentos de ensino farão promover solenidades, em que se enalteça a função do mestre na sociedade moderna, fazendo participar os alunos e as famílias".


120 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo