Buscar
  • Editora Emeritus

Entrevista 5 - Prof. Dr. Eduardo Villanueva-Mansilla

Convidamos o Dr. Eduardo Villanueva-Mansilla, Professor principal do Departamento de Comunicações da Pontifícia Universidade Católica do Perú, para uma conversa sobre a sua participação no e-book “Perspectivas midiáticas e de educação na contemporaneidade”, publicado pela Editora Emeritus.


Confira a entrevista completa a seguir:

Doutor em Ciência Política. Mestre em Comunicações. Bacharel em Bibliotecologia e Ciência da Informação. Professor Principal do Departamento de Comunicações na Pontifícia Universidade Católica do Perú. Membro do Conselho Consultivo da Asociación Latinoamericana de Investigadores de la Comunicación – ALAIC.




Emeritus: Ao analisar a produção acadêmica ao longo de sua carreira, percebemos que possui diversas publicações sobre política, ciência da informação e educação, quase sempre tendo a tecnologia como princípio de suas pesquisas. Você entende que a educação pela internet vai se tornar cada vez mais frequente em função da pandemia ou foi um processo que já se intensificou nos últimos anos?


Prof. Dr. Eduardo Villanueva-Mansilla: A pandemia Covid-19 muito provavelmente produzirá uma grande mudança na educação. A adaptação às condições que vivemos deixa lições valiosas, que não se limitam à utilidade da tecnologia para compensar a impossibilidade de uma educação presencial, mas também a uma dimensão política, de igualdade de acesso. Reimaginar a educação também requer reimaginar o que precisamos para nos educar e como incorporar as demandas de acesso, que são complexas e têm vários níveis, em nossos serviços educacionais. As vantagens são imensas, mas ao mesmo tempo existe a possibilidade, terrível, de que as desigualdades aumentem e de que a conversa esteja pendente.


Emeritus: Na sua opinião, quais são as principais contribuições do artigo "A ilusão da virtualidade, ou como aceitar as limitações da educação em tempos de distância forçada" para o (a) leitor (a)?


Prof. Dr. Eduardo Villanueva-Mansilla: Acredito que o artigo oferece uma reflexão sobre a necessidade de aceitar as limitações dessa possível fase de transição. Em muitos países e regiões, a educação remota ou virtual tem sido impossível por motivos de acesso e custos; em outros, tem sido viável, mas não necessariamente bem-sucedido ou satisfatório. Assumir as limitações da educação virtual é essencial para entender o que podemos colher no futuro e o que devemos resgatar das práticas do passado, e espero que o artigo ofereça um argumento para evitar o excesso de entusiasmo ou um olhar pessimista. Viver com a situação é inevitável, mas devemos nos preparar para fazer o nosso melhor quando voltarmos a algo semelhante à normalidade.


Emeritus: Esta não é a primeira vez que você publica um capítulo de livro no Brasil, certo? Você entende que essa troca de textos entre autores de diferentes países é importante para discutir a questão da educação em tempos de pandemia?


Prof. Dr. Eduardo Villanueva-Mansilla: O Brasil é líder regional em estudos de comunicação, como em muitas outras atividades. Ter a oportunidade de trocar com colegas brasileiros sempre foi um prazer e uma grande vantagem em relação a outros colegas que não o puderam fazer. Às vezes a troca tem sido muito proveitosa justamente porque as grandes diferenças que existem entre nós permitem verificar a proximidade intelectual necessária ao nosso trabalho; e também tem acontecido que os diferentes temas nos permitem entender que há tendências que dependem muito das condições institucionais de cada país. Publicar no Brasil é valioso porque permite leituras muito mais interessantes e diversificadas, que também tendem a proporcionar um diálogo generoso e produtivo entre os colegas.


Emeritus: Sinta-se à vontade para acrescentar algo que não solicitamos e / ou compartilhar seus contatos / redes sociais.


Prof. Dr. Eduardo Villanueva-Mansilla: Espero continuar o diálogo com acadêmicos brasileiros, de todo o país. Se você estiver interessado na realidade peruana, pode ver meu blog: eduardovillanuevamansilla.substack.com. Meu currículo oficial está em: https://www.pucp.edu.pe/profesor/eduardo-villanueva-mansilla/

168 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo