Buscar
  • Editora Emeritus

Entrevista 1 - Prof. Dr. Nelson José Urssi

A Editora Emeritus inicia suas atividades em 2021. Desenvolvemos uma marca que buscasse refletir os valores da editora e, ao mesmo tempo, que dialogasse com o contexto do contemporâneo conectado, cada vez mais marcado pela troca de conhecimento e ambientes comunicacionais perpassados pelas Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).


Diante do desafio de elaborar o projeto gráfico da Editora Emeritus, convidamos o designer Prof. Dr. Nelson José Urssi.


Designer e Arquiteto. Doutor em Design e Arquitetura pela FAU (2017), Mestre em Comunicação e Artes pela ECA (2006) da Universidade de São Paulo e graduado em Arquitetura e Urbanismo pela PUC Campinas (1986). É professor universitário e coordena os Bacharelados em Design no Centro Universitário Senac. Integra os grupos Design, Ambiente e Interfaces na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo e Tecnologias Aplicadas ao Projeto com a pesquisa Metacidade: design, dados e urbanidade no Centro Universitário Senac, em que investiga a experiência do indivíduo em uma cidade plena de dados.


Acompanhe abaixo a entrevista com o especialista sobre como foi o processo de criação da identidade visual e manual da marca:


Emeritus: Conte um pouco sobre o processo para construções de marcas.


Prof. Dr. Nelson José Urssi: A criação de uma identidade visual é a atividade do designer de maior complexidade, pois sintetiza todos os significados formais de uma empresa ou para uma pessoa. Ao longo do tempo tenho desenvolvido sistemas de marcas e identidades visuais que expressam a individualidade de cada cliente. Continuamente procuro trazer experiências que me formem de maneira ampla e generalista por acreditar que um profissional de criação e projeto deve estar preparado para agir com desenvoltura em situações complexas como as realidades emergentes que temos observado.

Emeritus: Quais são seus arquitetos/artistas referências?


Prof. Dr. Nelson José Urssi: As pessoas que mais me inspiram quando penso em espaço, imagens e signos são os arquitetos Mies Van Der Rohe, Le Corbusier, Paulo Mendes da Rocha e o estúdio MVRDV, os designers William Morris, Paul Rand, Bea Feitler e Wolfgang Weingart e os artistas Joseph Beuys, Jeff Wall, Ai Weiwei e Olafur Eliasson.

Emeritus: Você desenvolve estudos sobre novas tecnologias e espaços urbanos, certo? Poderia compartilhar um pouco de sua percepção sobre o tema?


Prof. Dr. Nelson José Urssi: Desde que a novas tecnologias entraram em nossas vidas elas têm modificado significativamente o cotidiano. O que não muda é a essência do ser humano na adoção de novos hábitos e as tentativas de compreender estes desdobramentos. Minhas pesquisas exploram as relações antropológicas nestes novos ambientes de interação, bem como estas tecnologias têm acrescentado inúmeras camadas de significado ao nosso dia-dia.

Emeritus: Comente brevemente sua tese de Doutorado "Metacidade: projeto, bigdata e urbanidade", defendida em 2017 pela FAU/USP.


Prof. Dr. Nelson José Urssi: As cidades são ambientes de experiências e interação por conter em seu ecossistema um grande número de tecnologias em desenvolvimento que tornam nosso cotidiano um campo fértil de pesquisas de características complexas. Metacidade é o que desejamos para um espaço habitável configurado por desejos, projetos, informação, em essência o bigdata, e a urbanidade, nossas vidas nas cidades. A ideia principal da tese é discutir e propor formas de desenharmos nossas realidades futuras.

Emeritus: No que se inspirou para criar o projeto da editora Emeritus?


Prof. Dr. Nelson José Urssi: A Editora Emeritus tem como propósito a divulgação científica do pensamento comunicacional brasileiro. O projeto da marca EE se utiliza de elementos geométricos e tipográficos para relacionar os meios, os suportes e as tecnologias da informação e comunicação com a relação dialógica do emissor e seu receptor primordial. Assim, a forma retangular representa as mídias e as letras “E” colocadas em diálogo, o ato comunicional. A marca Editora Emeritus foi inspirada pelas premissas da racionalidade e da ciência utilizando-se das proporções áureas do desenho de arquitetura e design, desde os tempos clássicos, resgatadas pelo Moderno. Utiliza da construção do retângulo áureo, suas proporções e harmonias para relacionar todos os elementos de construção da marca.

Emeritus: Como foi desenvolver a marca da Editora Emeritus, como um todo?


Prof. Dr. Nelson José Urssi: Uma pesquisa tanto histórica como sensível para que encontrássemos a melhor solução formal para a ideia da EE. Uma exploração de grids, diagramas e formas que nos fizeram rever alguns enunciados da arquitetura e do design moderno sob o olhar contemporâneo. Esta pesquisa possibilitou a criação de um sistema de signos de maneira bastante consistente.

Emeritus: O que pode adiantar sobre os projetos das capas e miolos dos e-books/livros da Editora Emeritus?


Prof. Dr. Nelson José Urssi: O sistema de capas proposto no projeto de marca da EE estabelece uma programação cromática para cada tema de pesquisa dentro da grande área de conhecimento da comunicação e a articula em forma de padrões gráficos. Esses padrões são formados por linhas, retângulos em composições horizontais e verticais.

Emeritus: Como arquiteto, o que vê de tendências no design para o mercado editorial?


Prof. Dr. Nelson José Urssi: Não tenho um olhar apenas de arquiteto ou só de designer. Meu pensamento de projeto abarca a visão ampla das possibilidades que a tecnologia nos permite imaginar. O mercado editorial mundial tem continuamente migrado para os meios digitais, porém o livro e a revista impressa poderão nos trazer experiências que misturarão a tatibilidade dos papéis e os novos materiais incorporados por camadas de informação.

164 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo